segunda-feira, 8 de junho de 2009

RESUMO - A nova aula de português: o computador na sala de aula.

O que parecia futuro há pouco tempo atrás já é realidade na sala de aula. É preciso saber o que ele pode fazer, para depois saber o que fazercom ele. Isso não quer dizer que devemos saber tudo sobrecomputador. Além disso, saber receber e enviar e-mail e saber navegar na internet são condições indispensáveis para quem quer usar o computador na sala de aula.
A aula de português, como tradicionalmente concebida, não existe mais. O português vai ser usado como instrumento, mais do que nunca a interdisciplinaridade vai tomar conta da escola, isso significa que os alunos precisam saber, na leitura, produzir sentido "levando em conta os re cursos lingüísticas presentes [no texto] e percebendo sua inter-relação"e, na escrita, "sabe escolher e usar os recursos lingüísticos adequados aos propósitos da interlocução" (Costa Val, 1998:2).
Usar a língua é usar gramática dessa língua. Então não faz sentido, nem é possivel, deixar a gramática de lado. A gramática normativa deve ser, como os dicionários, um livro de consulta.
Deixar de lado o ensino tradicional da gramática como ele vem sendo feito há anos também não significa que as reflexões sobre a língua não existirão mais, muito pelo contrário, a reflexão sobre a língua em uso é o que deve ser feito.
Portanto toda mudança vem acompanhada de algumas resistência e no caso da introdução do uso da informática como recurso didáticonão poderia ser diferente. Entre as grandes vantagens da introdução do computador na sala de aula é que ele apresenta um infinidade de possibilidade de uso (entre as quais o professor deve selecionar as mais adequadas à sua sala de aula).
É preciso lembrar que o computador não é um substituto do professor, mas um instrumento capaz de auxiliá-lo de diversas formas, estimulando os alunos a melhorar seus conhecimentos e suas habilidades cognitivas, construindo assim para que eles se tornem aprendizagem autônomos. Tão importante quanto a tecnologia em si, é como ela está sendo usada para fins educacionais.

Um comentário:

  1. Ótimo esse texto, mas acho que esqueceu de colocar o autor e citar a fonte. bjs!

    ResponderExcluir

Minha foto
"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade." Carlos Drummond de Andrade